O ano é 2019. Já se passaram 38 anos desde a eclosão da 3ª Guerra Mundial, iniciada com uma explosão atômica em 1982. O mundo foi devastado. Nas ruas de uma Neo Tokyo pós-apocalíptica, jovens delinquentes dedicam suas vidas a espalhar o terror e o caos. Sob potentes motos e inflamados por drogas e bebidas, esses vândalos estão prestes a se tornarem o estopim de uma nova Guerra Mundial.
Akira, de 1988, é um dos maiores e mais influentes animes da cultura pop. Baseado no mangá de mesmo nome, escrito por Katsuhiro Otomo, tem a história ambientada em Neo-Tóquio, cidade reerguida após a destruição da metrópole japonesa em virtude da 3ª Guerra Mundial.
Nesse contexto, a trama acompanha uma gangue de motoqueiros, especificamente os personagens Kaneda e Tetsuo, figuras rebeldes e com desconfiança dos rumos da política local e do mundo.
Depois de sofrer um acidente de moto, Tetsuo é capturado pelo governo, este decide o usar como cobaia em um teste para a criação de humanos com poderes telecinéticos que serão utilizados como armas. Enquanto isso, um grupo terrorista busca desvendar os mistérios envolvidos em uma entidade secreta chamada “Akira”, que rivalizará com Tetsuo.